A natureza dos Porquinhos




 A natureza dos Porquinhos-da-índia



Os porquinhos mostram comportamentos muito interessantes, especialmente quando se podem fazer observações sobre um grupo. São animais muito sociáveis e que mostram diferentes padrões de comportamento, que podem ser encontrados nos porquinhos selvagens.
Observar um grupo de porquinhos pode ser muito interessante e enternecedor.
 Cada animal  tem um comportamento diferente. São calmos,    bravos,  tímidos,   barulhentos,  sossegados,   comilões, pachorrentos, activos, enfim FASCINANTES....
Todos os Porquinhos são meigos, mas às vezes existem lutas entre eles para definir hierarquias.
São animais que se assustam com muita facilidade e que fogem para se esconder ( nem que seja no feno ) se ouvirem um barulho estranho ou algum movimento que não lhes é familiar.
    São animais muito comilões, e pode acontecer que uma vez ou outra possam morder o dedo a uma pessoa, mas não o fazem com má intenção, só apenas pelo facto de esperarem comida ou de não se sentirem confortáveis e quererem ir para outro sítio.
 Têm visão colorida , com um grande ângulo de visão.Orientam-se com os bigodes na escuridão, pelo que estão à vontade durante a noite.  
Os porquinhos estabelecem muito rapidamente uma relação com quem os trata e mima.  contactos com outros porquinhos.
Nunca se deve ter um porquinho sozinho!!! Também deve-se ter em conta a sua necessidade de movimento, pelo que durante um certo período do dia devem fazer exercício num espaço mais alargado que não a gaiola.  Quando a pessoa chega a casa, o porquinho grita bem alto>>Cuí Cuí>>, muito alto, até que a pessoa o alimente.
Os Porquinhos gostam muito de estar ao colo e chegam a adormecer...

 A linguagem dos Porquinhos

A sua comunicação baseia-se numa combinação de linguagem corporal e sons. 
Vale sempre a pena ficar a observar os nossos " amigos ".
Linguagem Corporal:


- Contacto Nasal: Os porquinhos que tocam ao de leve noutros na região do nariz, estão à procura de contacto com um amigo.  Também pode ser usado para interagir com o dono, de forma a formular um pedido de caricias. Ter este contacto com um amigo, faz um porquinho sentir-se confortável e seguro.
- Jactos de Urina: O Porquinho envia um jacto de urina se se sente pressionado. É uma ferramenta muito eficaz para manter outro animal à distância, é como se nós humanos gritássemos "Deixa-me em paz".
- Descansar de lado: Esta é uma posição usada para dormir. Só os Porquinhos que se encontram totalmente relaxados dormem assim. Indica que o animal está confortável e seguro.

- Mostrar os Dentes: Este é um gesto de ameaça. Pode ser visto, por exemplo, quando dois machos adultos se encontram. Este sinal de agressão, também é usado para estabelecer a ordem no grupo, ou na altura de comer. 
- Ficar rígido: Se um Porquinho recebe um grande susto, fica rígido. Pressiona o corpo em relação ao chão e permanece na mesma posição sem emitir um som durante algum tempo. Normalmente os olhos estão bem abertos e as orelhas empinadas. Neste caso o animal está com um medo de morte. Um animal nesta situação está num grande stress. As situações que causem stress devem ser evitadas.

- Os Saltos e Pinotes: Também chamado de "Popcorning". Os Porquinhos que fazem estes saltos estão cheios de energia e bem estar. É muito comum em Porquinhos jovens, que fazem corridas e saltos malucos, especialmente quando brincam entre eles.
No entanto os Porquinhos também podem saltar se estiverem com comichão, e neste caso os saltos são acompanhados com o coçar entre dois saltos e sons que demonstram que o animal não está bem.
- o Encavalitar: Os machos saltam para as costas das fêmeas de forma a tentar acasalar com elas. No entanto este gesto também pode ser observado entre Porquinhos como gesto de dominância, tanto entre fêmeas, como entre machos. O animal que é dominante, neste caso o chefe encavalita-se às costas do outro de forma a demonstrar quem manda. As fêmeas no cio num grupo onde não haja machos, também tendem a adoptar este comportamento em relação a outras fêmeas.
- o Cheiro: Tocar e cheirar o nariz ou a zona anal de outros Porquinhos são usados como contactos de admissão. Assim pode-se controlar se o outro é um membro do grupo ou não.
Linguagem dos Sons:

- Murmúrio: Este é o som do Porquinho feliz, contente e satisfeito. Pode ser ouvido quando dois amigos estão a dormir juntos ou quando o Porquinho está a gostar da sessão de carícias oferecida pelo dono. Este som é algo similar ao rolar dos pombos.
- Ronronar: O Típico 'Brrrrr' que o macho faz, quando tenta seduzir uma fêmea. Também é ouvido quando um macho encontra outro e tentam descobrir os dois quem é o chefe.. Junto com o som, os Porquinhos sacodem a zona posterior do corpo, como uma dança, levantando uma pata de cada vez e os pêlos à volta do pescoço ficam eriçados. Esta dança tem como motivo impressionar o oponente ou então seduzir a fêmea.
- Chilrear: Este som é raro de ouvir e assemelha-se ao chilrear de um pássaro. Indica que o Porquinho está sobre stress emocional. Um Porquinho pode emitir este som durante largos minutos sem parar, normalmente à noite. Assim que o Porquinho houve um barulho ou sente a presença de alguém a mover-se pára imediatamente com o barulho. Este som resulta de conflitos internos e representa que este animal está sob stress.
- Grito agudo: Um som alto, curto e agudo, que pode ser ouvido quando um Porquinho é mordido. Este é um som de queixa. Também é emitido por um bébé, quando se perde da mãe.
- Bater de Dentes: Este é um som de agressividade. Eles batem os dentes quando estão a lutar pela ordem no grupo.Junto com o bater dos dentes, o pêlo fica eriçado e tentam ter uma atitude corporal que impressione o outro.
- Cuí alto e prolongado: Este som típico é usado para pedir comida, é o usual 'Cuí Cui Cuí' e não ocorre na natureza. No entanto é muito usado pelo Porquinho doméstico para chamar a atenção dos donos. Define um pedido de alguma coisa, normalmente comida.
- Cuí agudo e penetrante: Este curto e alto som expressa dor ou grande insatisfação.

 

Existem outros sons, que podem ser ouvidos observando os Porquinhos. Quando não estão a dormir ou a comer, eles andam sempre a "falar" uns com os outros.
Deste modo estabelecem contactos com os outros membros do grupo e sentem-se seguros.